Engineering

Voltar
Tranvia de Zaragoza

Tranvia de Zaragoza

O Conselho Zaragoza desenvolveu uma nova linha de trem em Zaragoza, na Espanha, com 20% de financiamento privado e 80% público – SPV.

Com o projeto finalizado, a linha terá 12,8 km com 25 paradas, 500 metros entre cada parada e um trecho central no coração da cidade de Zaragoza.

A linha de trem também terá dois estacionamentos – ao final de cada linha – e uma parada principal central. O projeto tem grandes restrições de planejamento e cronograma, pois a linha atravessa parte do centro histórico da cidade. Isto requer uma coordenação especial para evitar interrupções de tráfego durante a construção.

A construção da linha foi dividida em duas fases: a primeira foi a construção de um trecho de 7,2 km e levou dois anos para ser concluída. Esse trecho entrou em operação em abril de 2011. A segunda fase foi iniciada em julho de 2011, entrando em funcionamento em fevereiro de 2013.

Fase de licitação

A Hill International atuou na análise da viabilidade técnica e econômica do case de negócio. Durante a licitação, a Hill elaborou todos os documentos e executou o modelo financeiro para Concessia – uma sociedade de investimento em infraestrutura. A parte privada da proposta é formada por cinco empresas, além de Concessia. Estas empresas incluem: Tuzsa, uma empresa de serviços de transporte da região; CAF, uma empresa industrial de projeto de trens; FCC e Acciona, duas empresas de construção e Ibercaja, uma entidade financeira da região.

Fase de construção

Os serviços da Hill, durante a fase de construção, incluem a criação do escritório de Gerenciamento do Empreendimento,  que fornece ao SPV serviços como gerenciamento do cronograma; identificação de riscos no processo de construção global; gestão da mudança (minimizando seu custo e impacto a longo prazo) e gestão da comunicação; e controle de documentos e relatórios. Essa abordagem permite que a gerência da SPV saiba  o status do projeto a qualquer momento. Além disso, a Hill atuou como diretor técnico da parte privada da SPV.

Os serviços prestados pela Hill são de grande importância, pois permitem que o SPV seja informado sobre o status do projeto, mesmo quando se refere aos membros do SPV que não estão familiarizados com os processos de construção, ajudando-os a tomar decisões e ter controle do projeto mesmo quando as empresas que formam o SPV pertencem a diferentes setores.
A equipe do projeto inclui um gerente de projeto, um programador, um engenheiro de controle de custos e um engenheiro de obras civis,  totalmente dedicados ao projeto.

Ficha Técnica

Cliente:

Sociedad Economia Mixta Tranvias de Zaragoza

Atividades Desenvolvidas:

Gerenciamento do Empreendimento

Localidade:

Zaragoza, Espanha

Data de Conclusão:

2013